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A importância do marketing pessoal no mercado de trabalho

Amanda Müller
HR Intelligence
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Quer evoluir profissionalmente, assumir novas responsabilidades ou mudar de emprego? Trabalhar seu marketing pessoal será essencial para atingir seus objetivos.

Marketing pessoal, por definição, é a imagem que você transmite e aquilo que oferece: suas habilidades, personalidade e valores. Esta mensagem pode ser transmitida através de várias plataformas de comunicação, incluindo:

  • Seu currículo e carta de apresentação.
  • Seus cartões de visita.
  • Seu perfil do LinkedIn ou site pessoal.
  • Sua reputação digital, em especial, nas redes sociais.

Todos conseguimos construir e cultivar a própria marca para nos destacarmos entre a multidão e, como veremos no artigo de hoje, isso é fundamental para uma carreira bem sucedida.

Marketing pessoal é para todos?

O marketing pessoal é importante para todos. É o ingrediente secreto que pode fazer você se destacar de uma pilha de currículos. Se você não desenvolver sua própria marca, outros o farão e se posicionarão melhor do que você. 

Desenvolver seu marketing pessoal é a maneira proativa de controlar o desenvolvimento de sua carreira e como você é percebido no mercado. 

Esteja você procurando um emprego ou promoção melhor, considerando uma mudança de carreira ou expandindo sua rede de contatos, construir uma imagem de marketing pessoal pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos. 

Por que o marketing pessoal é importante?

Na verdade, sua marca pessoal é uma oportunidade de se destacar e expressar sua personalidade. Você oferece um portfólio de habilidades? Possui especialização específica? Você é o candidato ideal? Certifique-se de expressar bem essa mensagem, tanto em termos de conteúdo quanto de apresentação visual, para que o leitor entenda claramente.

A mensagem que você envia, seja positiva ou negativa, fala diretamente com seu potencial empregador. Este último construirá sua percepção inicial de você, tanto por seu profissionalismo quanto por suas habilidades. 

Deseja construir sua marca pessoal e não sabe por onde começar? Reunimos algumas dicas para você trabalhar o seu marketing. Confira a seguir.

Dicas para desenvolver seu marketing pessoal

Criar sua marca pessoal não se trata de se tornar único – porque você já é. De fato, significa tomar consciência da própria singularidade e de avaliá-la em sua verdadeira extensão. Confira nossas dicas para desenvolver seu marketing pessoal!

Determine e priorize seus valores

Os valores são as coisas que você acredita serem importantes para a maneira como você vive e trabalha. Eles estão no centro de quem você é como pessoa e determinam suas prioridades. Aqui estão alguns exemplos de valores: amizade, família, honestidade, ambição, etc.

Os valores são importantes para a empresa, principalmente na hora de procurar um emprego. Se os valores de um candidato corresponderem aos de uma empresa, é mais provável que ele seja contratado. Priorizar seus valores o ajudará a determinar sua visão de marketing pessoal.

Desenvolva sua imagem pessoal

Após conhecer seus valores e traços de personalidade, é hora de começar a apresentá-los! Para isso, desenvolva a sua imagem pessoal através de uma comunicação de qualidade. Aqui estão algumas maneiras de começar:

  • Tire fotos profissionais e use-as no LinkedIn, no perfil da sua empresa, etc.
  • Crie uma assinatura de e-mail exclusiva para você. Inclua todas as suas informações de contato, ícones de mídia social, negócios e site.
  • Construa sua credibilidade com conteúdo de valor. Use seu blog pessoal, perfil do LinkedIn ou ferramentas de publicação como o Medium para divulgar sua mensagem sobre tópicos que você conhece bem.
  • Prepare-se para eventos de networking e escolha suas roupas que transmitam sua personalidade. 

LinkedIn

Muitas pessoas e empresas usam o LinkedIn incorretamente. Um erro comum é não agregar valor às suas conexões. Portanto, selecione bem as pessoas com quem você se conecta. Pergunte-se o que você pode oferecer-lhes e/ou o que eles podem oferecer para você. 

Além disso, verifique se o seu perfil do LinkedIn representa você da melhor maneira possível. Participe de grupos que melhorarão sua presença online e use-os para criar redes de negócios poderosas.

Blog

O blog é a melhor maneira de construir autoridade em uma área ou negócio, mas também pode ser determinante na construção da sua marca pessoal. Após obter seus primeiros leitores fiéis, você poderá fazer um marketing pessoal duradouro.

Com um público estabelecido, publique novos conteúdos regularmente, siga as práticas recomendadas de SEO e continue respondendo ao seu público para obter melhores resultados.

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Uma boa marca pessoal permitirá que você dê uma imagem positiva de si mesmo e, sobretudo, que você apareça quando um empregador em potencial precisar de alguém com o seu perfil e especialização - isso faz toda a diferença!

Construir seu marketing pessoal não é uma corrida de velocidade em curta distância, mas sim uma maratona! Leva tempo e dedicação, portanto não espere a perfeição desde o início. Em vez disso, permita que sua marca evolua naturalmente ao longo do tempo e se concentre no valor do conteúdo que você entrega ao seu público-alvo.

Por fim, cuide sempre dessa imagem. Seu marketing pessoal não é apenas o que você diz sobre si mesmo, antes de mais nada é a sua reputação, em especial, o que outras pessoas dizem sobre você quando você não está por perto! Agora que você já sabe a importância de desenvolver sua marca pessoal, chegou a hora de colocar a mão na massa. Boa sorte!!!

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Amanda Müller
Apaixonada por Inteligência e Tecnologia no setor de Recursos Humanos. Estou sempre disposta a conversar e trocar insights :) Precisa de ajuda para contratar? Converse comigo!