CARREIRA

Dicas para um perfil perfeito no LinkedIn

Amanda Müller
HR Intelligence
ícone linkedinícone facebook
ícone instagram

Essa rede profissional é a melhor forma de expor suas habilidades e se destacar no mercado de trabalho. Confira nossas dicas sobre como montar um perfil perfeito no LinkedIn.

O LinkedIn é, sem dúvidas, a maior e melhor rede profissional da Web. A plataforma está presente em mais de 200 países e possui mais de 774 milhões de usuários. E ela não para de crescer: 130 novos usuários se inscrevem na plataforma por minuto! 

A comunidade brasileira é a quarta maior do mundo nessa rede com um crescimento médio de 14% ao ano, ficando atrás somente dos Estados Unidos, Índia e China. São mais de 51 milhões de usuários só aqui no nosso país! 

Portanto, se você está procurando um emprego, freelancer ou simples usuário da rede social, as dicas a seguir ajudarão você a atrair recrutadores e potenciais clientes. Vamos lá!

Como ter um perfil perfeito no LinkedIn?

Se você chegou até aqui, já sabe que um bom perfil no LinkedIn pode ser decisivo para o seu futuro profissional e progressão na carreira. Então, confira as nossas dicas de ouro para se destacar em meio a tantos usuários. 

DICA 1: Escolha bem sua foto de perfil

Cães e gatos são fofos, mas não pertencem ao seu currículo. Então, por que eles devem aparecer no seu perfil do LinkedIn? E, a menos que você trabalhe no setor de viagens, salve suas fotos de férias em outras redes sociais. 

Hoje em dia, todos temos uma câmera nas mãos, mas é sempre útil chamar um fotógrafo profissional para uma foto de qualidade impecável. Atualize-o a cada cinco anos ou quando estiver procurando um emprego ativamente. Não pareça muito sério: um sorriso é caloroso e mostra sua autoconfiança. 

DICA 2: Escreva o slogan do seu perfil

Outro campo muito importante: o título do perfil. O erro clássico é apenas escrever seu posto atual. Para se destacar, mencione aqui sua proposta de valor, ou seja, o que você pode trazer para o seu cliente-alvo ou para a empresa que provavelmente o contratará. Você tem 220 caracteres para convencer, faça o seu melhor!

Por padrão, o LinkedIn usa seu cargo atual e empregador como seu “slogan” – indicando a importância desses dados, não apenas para seus contatos em geral, mas também para recrutadores e empregadores. 

Para se destacar, use este campo como foi projetado: como um slogan. Por exemplo: “Gerente de Marketing especializado em Estratégia de Conteúdo, SEO e Mídias Sociais”. Concentre-se em seus objetivos de carreira porque você poderá aproveitar essas palavras-chave na descrição do LinkedIn. 

DICA 3: Cuide da sua descrição do LinkedIn

Depois da sua foto e do seu slogan, a descrição é a primeira imagem que os recrutadores têm de você. Portanto, influencia sua primeira impressão. Escolha 3 palavras-chave, por exemplo, retiradas do slogan do seu perfil, e escreva seu texto com base nessas palavras-chave. 

Aproveite para descrever seus objetivos profissionais e indique como pretende alcançá-los através de suas competências. Assim como o Google, o LinkedIn usa palavras-chave de SEO (Search Engine Optimization) para conectar profissionais entre si, que é, afinal, o que essa rede trata.

DICA 4: Mostre suas habilidades no LinkedIn

Tomemos, por exemplo, as habilidades do LinkedIn. Para um gerente de SEO, "SEO" não é uma habilidade específica, mas um pré-requisito para a posição. Se, por outro lado, um Designer Gráfico ou Especialista em Experiência do Usuário (UX) adiciona otimização de SEO à sua lista de habilidades, eles aumentam em valor aos olhos dos empregadores.

A parte de “habilidades”  permite enriquecer semanticamente seu perfil. Se, em teoria, você pode inserir 50 habilidades, desaconselho. As pessoas agora procuram mais especialistas do que generalistas. Além disso, não é realmente crível ser bom em tudo. Evite também habilidades muito genéricas como “Microsoft Office”.

DICA 5: Dê e receba recomendações

As recomendações do LinkedIn são essenciais para trazer credibilidade ao seu perfil. Mas, atenção! A qualidade importa mais do que a quantidade neste campo. E não se trata apenas das recomendações que você recebe: suas recomendações compartilhadas também melhoram seu perfil do LinkedIn.

Como? Eles permitem que o recrutador ou empregador veja como você percebe seu relacionamento pessoal com seu local de trabalho atual ou com seus locais de trabalho anteriores. Considere a reciprocidade: peça a um ex-chefe para recomendá-lo no LinkedIn e ofereça-se para recomendá-lo em troca.

DICA 6: Junte-se a grupos

A participação ativa em vários grupos de interesse do LinkedIn destaca ainda mais sua experiência e sua paixão pelo seu trabalho. Dependendo do seu setor, os gerentes de contratação podem realmente apreciar o fato de você estar fazendo networking ativamente e (possivelmente) trazendo seus contatos para eles. 

Além disso, contatos relevantes podem ajudá-lo a conseguir uma entrevista. Ao participar de uma conversa, você pode compartilhar seu conhecimento com um grupo e aprender coisas novas, e talvez até ajudar a iniciar novas tendências em seu setor. 

*

Prontinho! Agora você sabe como ter um perfil perfeito no LinkedIn! Siga estas dicas para aparecer com mais frequência nos resultados de pesquisa da plataforma e chamar a atenção de recrutadores e empresas contratantes. Novas oportunidades de trabalho surgirão e você estará mais perto do emprego dos seus sonhos!

Gostou do conteúdo que leu aqui? Explore mais a fundo o blog da Talentbrand. Você vai encontrar outras dicas e orientações de como alavancar sua carreira profissional e destacar-se no seu mercado de atuação. Fique por dentro! 

Teste grátis por 7 dias o nosso software de Recrutamento e Seleção
ícone instagramícone facebook
ícone linkedinícone twitter
Amanda Müller
Apaixonada por Inteligência e Tecnologia no setor de Recursos Humanos. Estou sempre disposta a conversar e trocar insights :) Precisa de ajuda para contratar? Converse comigo!

Dê o próximo passo e transforme
o R&S da sua empresa!

Comece agora o teste grátis ou converse com a nossa equipe  para escolher um plano sob medida.
FALE COM UM ESPECIALISTA