Chamamos de benefícios todo o conjunto de planos oferecidos pelas empresas como um complemento à remuneração direta ou outras soluções indiretas e exclusivas para gerar valor, garantir o bem estar, a estabilidade, a saúde e a segurança dos colaboradores.
Há empresas que, ainda hoje, acreditam que não é necessário manter um bom pacote de benefícios. Elas não poderiam estar mais erradas.
Muitas vezes, a grande diferença entre o sucesso e o fracasso está nos benefícios oferecidos pelas empresas uma vez que negócios que não dão boas condições de trabalho para seus colaboradores, têm mais dificuldade de manter os seus principais talentos.
Os pacotes que cada empresa oferece geralmente varia de acordo com os seus valores e cultura. Mas alguns deles são obrigatórios por lei. No caso do Brasil, a legislação determina que a empresa deve oferecer:
Ainda assim, são considerados bastante recorrentes e básicos outros benefícios, como:
Outros conceitos recém criados que também podem ser usados como diferenciais ou benefícios na hora de falar sobre a sua marca empregadora dizem respeito ao ambiente, clima organizacional e funcionamento do trabalho em si, como por exemplo:
Mas, como se isso já não bastasse, subversivamente, empresas como Netflix, Spotify e Airbnb, por exemplo, tem saído cada vez mais do escopo comum e oferecido benefícios inimagináveis.
A Netflix oferece a seus colaboradores 1 ano de licença maternidade e paternidade, o Spotify cobre gastos com tratamentos de fertilização e o Airbnb destina aos seus funcionários uma verba anual para gastarem em viagens e acomodações.
A verdade é que, básicos ou disruptivos, os benefícios estão se tornando cada vez mais uma parte essencial do investimento das empresas e do planejamento de recursos humanos.
São muitas as vantagens de ter um bom pacote de benefícios, mas para os RH’s duas delas são inerentes: a retenção e a atração de talentos.
Manter os colaboradores motivados é um dos principais desafios para gestores de RH e programas de benefícios bem desenvolvidos podem auxiliar fortemente nessa função.
Não é difícil entender como isso funciona: se aplicados de forma correta, os benefícios reduzem o turnover, aumentam a produtividade e satisfação no trabalho, e principalmente, contribuem para o bem estar e o desenvolvimento pessoal dos funcionários.
Além disso, o benefício funciona também como uma forma indireta de compensação e valorização profissional. Quando os colaboradores se sentem mais valorizados tendem a ser mais produtivos e criativos, sendo assim, vestem a camisa e buscam desenvolver o seu trabalho da melhor forma possível, porque sabem que serão recompensados.
São inúmeras as variáveis que levam um profissional a desejar trabalhar na sua empresa: cargo, oportunidades de crescimento, plano de carreira, ambiente e clima organizacional, valores e fit cultural, mas definitivamente, um fator que ocupa bastante espaço nessa construção é o programa de benefícios.
Essa estratégia tem se mostrado cada vez mais importante e satisfatória para a atração de talentos. Pacotes de benefícios bem definidos e adequados fazem sua empresa ganhar vantagem competitiva em relação à outras, gerando assim, mais interesse e engajamento nos candidatos.
Não há uma fórmula pronta para definir um bom pacote de benefícios. À priori, a organização deve se preocupar em oferecer um plano de benefícios que seja compatível com as reais necessidades do trabalhador.
Todavia, para ter resultados mais eficientes, nem sempre basta investir apenas em iniciativas básicas comuns, é preciso adotar ações cada vez mais estratégicas.
Cabe a empresa entender qual o melhor caminho a ser seguido, mas para facilitar, você pode acompanhar a jornada a seguir:
Essa etapa é primordial e deve ser a primeira em qualquer ação: não ultrapasse seu limite orçamentário. Trace metas de investimento e seja realista.
Faça uma pesquisa interna sobre quais vantagens seriam benéficas para a equipe e o que seria valorizado pelos colaboradores.
Cada empresa deve estudar o que é adequado ao seu caso levando em consideração o perfil e as necessidades de seus colaboradores.
Empresas com perfis 40+ costumam inserir em seus benefícios auxílio para compras de material escolar, já empresas de tecnologia com muitos desenvolvedores concedem descontos em compras de computadores e periféricos, por exemplo.
Pesquise e analise quais os diferenciais da concorrência e em que ela se sobressai em relação a você. Tente igualar o jogo com benefícios iguais ou semelhantes, entretanto, não os use como únicos exemplos, sempre que possível, traga algo a mais para a sua equipe.
Utilize seus canais internos e externos para divulgar seus benefícios. Não apresentá-los da forma correta pode acarretar em grandes perdas de interesse e engajamento dos seus funcionários. Todos esses benefícios devem ser comunicados pela sua equipe de RH e endomarketing.
Na hora de comunicar isso para um candidato, por exemplo, uma vez que a estratégia de benefícios é um dos grandes atrativos durante o recrutamento e a contratação, utilize sua página de carreiras e a sua job description.
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