O principal ativo de uma empresa está no capital humano. Apenas com uma boa equipe de funcionários é possível alcançar resultados consistentes e alavancar o crescimento corporativo. Para que a organização possa contar com bons funcionários, o primeiro passo é saber como analisar um currículo.
Afinal, esse documento é o cartão de visitas do profissional para a empresa. É por meio dele que percebemos os primeiros indícios de um bom funcionário.
Para ajudar você a selecionar os melhores talentos do mercado, preparamos este post com um passo a passo para analisar bem um currículo. Confira!
Escolher o profissional correto para integrar uma equipe pode fazer toda a diferença nos resultados e no alcance de metas.
Quando você conta com um quadro de funcionários de alta performance tem as condições necessárias para fortalecer a empresa diante da concorrência. Entenda todos os benefícios de uma contratação correta:
Um dos principais motivos de um índice alto de desligamentos está na contratação equivocada. Empresas com uma grande rotatividade de funcionários é mal vista no mercado de trabalho, porque soam como um ambiente ruim para desenvolvimento.
Como consequência, os melhores talentos não vão querer atuar na sua organização e isso representa uma perda significativa de qualidade.
Demissões custam caro para a empresa. Além do pagamento dos direitos rescisórios dos funcionários, é preciso realizar novos processos seletivos e treinamentos. O período de adaptação deve ser considerado, no qual há uma queda de produtividade que afeta os resultados.
Ao escolher o profissional correto, a tendência é que essa pessoa trabalhe na empresa por mais tempo, apresentando retornos significativos e permitindo que a organização reduza custos com novas seleções.
Todas as equipes têm uma dinâmica interna própria de relacionamento entre os funcionários. Quando há o desligamento de um deles, essa dinâmica é afetada, atingindo o engajamento.
Manter um time que apresenta resultados é uma estratégia interessante para a empresa e ajuda a preservar a sua imagem dentro do mercado. O clima organizacional responde de maneira positiva, já que uma boa convivência eleva a sensação de bem-estar e de pertencimento do funcionário em relação à corporação.
A contratação correta começa com uma análise precisa do currículo. Se você tem dúvidas sobre como fazer essa avaliação, acompanhe este passo a passo.
A avaliação de currículos precisa de um ponto de partida. Neste caso, trata-se do perfil ideal de funcionário que você quer contratar para a sua empresa.
Por isso, é importante ter em mente quais são as competências necessárias para preencher a vaga, levando em consideração aspectos técnicos e comportamentais.
Defina também o nível de escolaridade e idiomas, além das experiências desejadas. Essas informações vão servir como diretrizes para a triagem.
O cuidado na elaboração do currículo já revela muitos aspectos sobre o profissionalismo do candidato.
Perceba se há erros de português, especialmente para funções em que a comunicação é parte essencial.
Também avalie se as informações são coerentes e claras e se o currículo está bem formatado, organizado e preciso.
Perceba se as experiências profissionais do candidato estão em ordem cronológica e se há alguma lacuna nesses registros.
Analise se essa pessoa conseguiu evoluir profissionalmente, assumindo cargos de maior responsabilidade.
Outro detalhe a ser observado é o excesso de mudanças de emprego. Pessoas com dificuldades em permanecer na mesma empresa podem ter problemas de relacionamento interpessoal ou aspectos de comportamento prejudiciais.
Ao avaliar um currículo, leve também em consideração as experiências adicionais como estágios, cursos livres, trabalhos voluntários, intercâmbios, entre outros.
Esse tipo de informação revela dedicação do candidato em seu desenvolvimento profissional e aprendizado. A participação em projetos sociais traz alguns indícios sobre seus interesses pessoais.
O mesmo cargo em empresas diferentes pode apresentar algumas variações em relação às responsabilidades assumidas pelo funcionário.
Cheque o resumo das atividades desenvolvidas para ter uma ideia mais clara das experiências do profissional.
É comum encontrarmos funcionários com cargo de nível júnior em uma empresa anterior, mas que assumiam as responsabilidades de um profissional sênior.
Se o candidato tinha um salário maior anteriormente, a empresa pode ter dificuldades em reter esse profissional.
Em períodos de crise, muitos trabalhadores abrem mão desse detalhe e buscam uma nova oportunidade, mesmo em condições não tão vantajosas.
Porém, em alguns casos, esse candidato pode não se acostumar com o novo padrão de vida e rapidamente passar para uma nova colocação profissional ou até mesmo ter dificuldades de motivação e engajamento.
Fazer um recrutamento com pressa ou se baseando apenas em indicações é o caminho mais curto para uma contratação errada.
Se possível, reserve um tempo considerável para que a avaliação dos currículos seja feita cuidadosamente e procure julgar com idoneidade.
Assim, você vai conseguir fazer uma seleção bem mais precisa e chamar para as entrevistas apenas os profissionais mais bem preparados e que realmente possam contribuir com o crescimento da organização.
Agora que você já sabe como analisar um currículo, certamente vai conseguir fazer seleções melhores para a sua empresa, contando com profissionais mais qualificados e montando equipes que acompanham a estratégia corporativa. Aplique esse passo a passo e comece a observar os resultados!
Este artigo te ajudou? Gostaria de deixar alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário na seção abaixo! Ficaremos muito feliz em conversar com você. 🙂