A área de pessoas tem a função de contratar, treinar, realizar a remuneração de funcionários. O que não é tarefa fácil e exige muita disciplina. Disciplina essa tendo que ser alcançada por meio de um budget de recrutamento.
Ao falarmos da parte de recrutamento e colocarmos na ponta da caneta os gastos envolvidos, a empreitada se torna complicada.
Por fim, para deixar as coisas mais difíceis do que já são, existe uma série de outras variáveis e imprevistos que fazem o valor final ser bem maior do que o inicialmente previsto.
Assim, sem um plano sólido para aproveitar o seu budget, vai ser uma tarefa difícil chegar a qualquer lugar.
Mas não se pode contar contar somente com a sorte, certo? Sabendo disso, montamos uma lista de como criar um budget de recrutamento que funcione... E, principalmente, o que ele precisa para dar certo. Acompanhe conosco!
Nesse primeiro momento é importante fazer com que o anúncio da vaga chegue aos profissionais. A forma de fazer isso é informar ao mercado de trabalho a existência da oportunidade. Sites de emprego, agências de recrutamento, redes sociais de networking (como o Linkedin), até mesmo o Facebook.
Portanto, é interessante reservar determinada quantia do seu orçamento disponível para colocar o seu anúncio em evidência e com isso receber mais respostas de interessados no cargo.
A automação de processos na área de Recrutamento e Seleção pode poupar um tempo precioso para o recrutador.
A utilização de um software que reúna as atividades da área, envie e-mails em massa, elimine planilhas, etc., existe uma série de funções que existe a possibilidade de transferir para formas automatizadas. Este é um investimento que a médio e longo prazo irá reduzir os custos do RH.
Uma boa oportunidade para recalcular o budget do RH é avaliar se os salários que a sua empresa oferece estão de acordo com os valores de mercado atuais.
Com essa análise é possível identificar se existe a possibilidade de reduzir alguma coisa dos salários oferecidos, ao mesmo tempo em que a competitividade de recrutamento dos profissionais permanece, e será possível notar uma grande economia.
É função do RH realizar a remuneração de colaboradores e, mais que isso, que ele faça a revisão de benefícios que são oferecidos aos funcionários, quer eles sejam antigos, quer eles sejam recém contratados.
Vivemos em uma época cuja redução de custos é necessária e é possível chegar a soluções que não prejudiquem os funcionários. Trocar fornecedores, negociar valores e ajustar benefícios são possibilidades bem-vindas que farão uma grande diferença no seu budget final.
“Quanto mais você sua no treinamento, menos sangra no campo de batalha.” Essa frase, atribuída a George Smith Patton (1885 – 1945), oficial militar que liderou forças norte-americanas durante a Segunda Guerra Mundial, resume muita coisa.
Um funcionário bem treinado significa a economia de custos a médio/longo prazo. E a redução de futuras dores de cabeça. Para ter clientes é fundamental possuir um time qualificado. Por isso, reduzir faturamento referente a treinamento não é uma atitude sensata a tomar.
Sem contar o fato que ter colaboradores bem treinados e com alto nível de conhecimento aumenta a produtividade que, consequentemente, impulsiona a lucratividade da empresa.
Contratação e treinamento de profissionais são fatores responsáveis por diminuir em muito os recursos que a empresa dispõe, pois há um grande investimento no momento da admissão.
A fase de integração do funcionário é um período delicado e é importante passar a ele todas as informações e orientações que forem necessárias, inclusive por escrito. É sábio também realizar investimentos em estratégias que melhorem a contratação de novos colaboradores, a fim de reduzir a rotatividade.
Sempre espere pelo inesperado. Nem mesmo o budget mais redondo vai te prevenir dos imprevistos. Sempre vai haver um item individual que precisará ser contabilizado ou ocorrer uma particularidade. Assim, é necessário contar com isso.
Enfim, seja uma atualização nos valores dos anúncios de vagas ou alguma outra questão, é importante não subestimar a quantidade de verba disponível para a sua estratégia de recrutamento em vendas. Reduza o impacto dessas despesas não planejadas com um orçamento inteligente.
Como sabiamente disse Winston Churchill (1874 – 1965): “aqueles que falham ao planejar, acabam planejando a própria falha”. Com um budget inteligente você chegará longe e será capaz de aumentar seus ganhos de forma surpreendente, especialmente quando falamos em recrutamento em marketing.
Caso tenha dúvida de como calcular o salário de seu funcionário, nós temos um material gratuito incrível para te ajudar
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