A entrevista de emprego é uma etapa decisiva do processo de seleção. Nesse ponto, o avaliador da empresa já vai saber muito sobre você e, consequentemente, terá vários questionamentos a fazer. Por isso, estudar as perguntas mais frequentes para sua vaga não é o suficiente: grande parte dos questionamentos serão feitos especialmente para entender mais sobre quem é você, pessoalmente e profissionalmente.
Pensando nisso, separamos 5 dicas básicas que montam um completo roteiro para entrevistas de sucesso.
E isso não significa apenas saber exaltar suas qualidades. Conheça também seus defeitos e tenha consciência do que você deve que trabalhar em si mesmo para melhorá-los. Demonstrar autoconsciência dá a impressão de que você sabe melhor o que quer, e faz o avaliador confiar mais em você.
Conheça as competências técnicas e comportamentais comuns em profissionais da sua área, e saiba encaixá-las nas suas próprias competências - com muita sinceridade e autoconsciência, é claro. Caso você seja candidato de uma vaga de vendas, vale checar as competências técnicas e comportamentais que colocamos no nosso guia de contratação de vendedores.
Essa dica é essencial para candidatos de qualquer vaga, e é muito relevante para candidatos em áreas de marketing e vendas. Conhecer a história da empresa, o funcionamento da área que você é candidato, e ter interesse na solução que ela oferta reflete diretamente na impressão que o recrutador tem do seu interesse na vaga. Isso ajuda a responder a pergunta clássica de todas as entrevistas: “Por que você quer trabalhar aqui?”
A hora da entrevista envolve não só a avaliação do candidato pela empresa, mas também da empresa pelo candidato. É importante que você não tenha dúvidas de que deseja trabalhar naquela empresa e seja sincero ao responder sobre suas expectativas quanto à vaga. Tire todas as suas dúvidas, mas tome cuidado para fazer perguntas relevantes e inteligentes - perguntar coisas que são achadas com facilidade nas redes sociais mostra que você veio despreparado para a entrevista.
Mencione aprendizados que teve em empregos antigos, na faculdade, em cursos e certificações que sejam relevantes para a vaga. Por exemplo, se você está se candidatando para uma vaga em marketing, vale mencionar as empresas referências que você acompanha da área. Isso mostra que você sabe do que está falando e que têm interesse por aprendizado contínuo - que, no cenário atual, é um atributo muito valorizado nos colaboradores.
Gostou das dicas? Que tal começar a se preparar agora? Conheça a checklist prática que montamos para que sua entrevista seja um sucesso!