Diversos estudos indicam que a promoção da diversidade e inclusão no trabalho proporcionam maior produtividade e lucratividade entre as empresas. Confira!
Diversidade e inclusão no trabalho referem-se à variedade de perfis humanos que podem existir dentro de uma empresa - jovens, idosos, pessoas com deficiência, dentre outros.
Para o RH, gerenciar a diversidade significa considerar as diferenças de seus colaboradores e criar mecanismos para haver equidade entre eles, em um ambiente de trabalho que respeite as necessidades individuais de cada perfil.
De acordo com a consultoria Deloitte, as empresas que praticam uma política de inclusão geram até 30% mais faturamento por funcionário e rentabilidade superior à dos concorrentes - uma taxa grande o suficiente para despertar a atenção dos contratantes.
No artigo de hoje veremos como promover a diversidade e inclusão no trabalho, incorporando esses aspectos à cultura organizacional. Para saber mais sobre esse tema extremamente relevante, basta prosseguir a leitura! Vamos lá?
Integrar uma estratégia de inclusão é um fator significativo de atratividade e produtividade para um negócio. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as empresas inclusivas têm 60% mais chances de verem seus lucros aumentarem, melhorar a reputação e atrair novos talentos futuramente.
Ainda, segundo estudos da Consultoria McKinsey & Company, a diversidade de gênero no ambiente de trabalho está correlacionada tanto à lucratividade, quanto à criação de valor.
Assim, empresas com maior diversidade de gênero no nível executivo apresentam uma probabilidade 21% maior de superar seus concorrentes. Algumas hipóteses levantadas pelos pesquisadores sobre quais fatores impulsionariam essa correlação são que organizações mais diversificadas possuem maior capacidade de:
Portanto, você deve aprender a integrar e gerenciar totalmente esses diferentes perfis, principalmente incluindo-os nos compromissos da empresa com seus colaboradores.
Uma política de inclusão permitirá que a empresa se beneficie de um ambiente mais colaborativo e respeitoso. Então, vamos ver algumas dicas de como promover a diversidade no trabalho?
Seja qual for a empresa, uma política de inclusão se baseia no princípio da igualdade entre os diferentes perfis. Você deve considerar particularidades de seus colaboradores, tratando-os de forma igualitária e excluindo qualquer tipo de discriminação.
Isso envolve, por exemplo, diferenças culturais ou equidade de gênero. Após reconhecer as diferenças entre seus talentos, você pode implementar medidas apropriadas, como:
Focar na inclusão é uma boa maneira de enfatizar a inovação e a criatividade. Ao criar um espaço onde todos se sintam à vontade para se expressarem, sua empresa conseguirá envolver plenamente todos os colaboradores.
Gerenciar a diversidade significa engajar a todos em prol dos objetivos empresariais. Lembre-se: colocar o bem-estar de seus colaboradores no centro de suas preocupações nunca foi tão importante! Um funcionário feliz é um funcionário mais envolvido e mais eficiente. Algumas medidas práticas são:
Para integrar plenamente uma política de inclusão em sua empresa, você não deve esquecer seu ambiente externo, entre colaboradores e stakeholders (fornecedores, prestadores de serviços ou acionistas).
Logo, é importante existir diversidade também entre os atores de fora da sua empresa, porque eles podem ser verdadeiros embaixadores. Um forma eficiente de fazer isso é comunicar-se com os agentes externos sobre seus vários compromissos em relação à diversidade e à luta contra a discriminação.
Com essas ações, você inicia uma abordagem de "ouvir e responder", provando que suas opiniões são importantes e que juntos vocês desejam desenvolver a empresa.
Você pode recrutar ou designar uma pessoa responsável pela Política de Diversidade e Inclusão da sua empresa. Essa pessoa terá como atribuição combater a discriminação e conscientizar os colaboradores da empresa sobre a diversidade e seus desafios. Na prática, você pode:
Portanto, ao criar um cargo dedicado aos seus compromissos com a igualdade, você dará uma expressão concreta ao seu desejo de integrar a diversidade no coração dos valores da sua empresa.
Vale reforçar que muito mais do que uma simples tendência, inclusão e diversidade impulsionarão sua gestão, aumentando produtividade e lucratividade, além de reafirmar a filosofia corporativa e a marca empregadora da organização.
Todos os perfis profissionais podem criar valor para sua empresa. Ao ter em conta a riqueza das suas origens, personalidades e experiências, promove-se um ambiente propício à inovação e criatividade.
Comece hoje mesmo a elevar o padrão de qualidade do seu time, transformando seu departamento! Experimente os benefícios do ATS da Talentbrand!