CARREIRA

Como usar as redes sociais para conseguir um emprego?

Amanda Müller
HR Intelligence
ícone linkedinícone facebook
ícone instagram

As redes sociais podem ser grandes aliadas na sua busca por emprego. Graças ao uso cuidadoso e adequado, você poderá aproveitar ao máximo as vantagens desses espaços digitais.

Saber como usar as redes sociais para conseguir um emprego abrirá muitas portas para você no mundo profissional. Atualmente, cada vez mais os centros de recrutamento, empresas e headhunters se adaptam aos novos mercados digitais e utilizam canais como LinkedIn, Twitter e Facebook para procurar novos talentos.

Assim, o potencial dessa forma de captar e recrutar diferentes perfis tornou-se um importante pilar para os departamentos de Recursos Humanos. Logo, pare e reflita: entre uma pessoa que possui uma rede social completa e de qualidade, e uma pessoa com um perfil incompleto e contendo informações inadequadas… quem terá maiores chances de ser contratado?

Por isso, no artigo de hoje, daremos dicas para te ajudar a ter sucesso ao se candidatar à empresa dos seus sonhos através das redes sociais, e entrar em campo com vantagens diante da concorrência. Vamos lá?

Por que você deve usar as redes sociais para conseguir um emprego?

Na era digital, a procura de emprego mudou, os métodos de recrutamento também. Hoje, as redes sociais são canais de comunicação essenciais para grande parte das empresas. Por este motivo, para candidatos a uma vaga de emprego, as redes sociais podem aumentar a rede profissional e fornecer acesso a contatos que não teríamos de outra forma. 

É importante ter em mente que a maioria dos recrutadores consultará os perfis online dos candidatos antes de considerar contratá-los. Assim, é fundamental otimizar as informações que você disponibiliza nas redes e, sobretudo, zelar pela sua reputação profissional, pois sua presença na web aumenta sua visibilidade, mas também aumenta sua vulnerabilidade. 

Além disso, as próprias organizações possuem seus perfis ativos nas mídias sociais, de forma que você ainda pode obter informações-chave sobre a cultura e a missão da empresa, as suas novidades e o seu ramo de atividade.

Como usar as redes sociais para conseguir um emprego?

Como vimos, as redes sociais podem ser um verdadeiro trampolim na sua procura de emprego. Então, confira algumas dicas para otimizar sua presença online e aumentar suas chances de conseguir um emprego.

  1. Construa uma reputação 

É por isso que é importante que suas várias redes sociais contenham informações úteis e filtradas sobre você. Leve o seu tempo alimentando-os corretamente. Mostre todas as informações que irão destacar seu perfil (diploma, experiência, áreas de interesse, trabalhos voluntários, etc.). Não se esqueça de gerenciar as configurações de privacidade de suas fotos, comentários e outros conteúdos nas redes sociais, para controlar melhor seu perfil!

  1. Escolha as ferramentas certas

Melhor cuidar da sua presença em uma rede social do que multiplicar as contas sem poder cuidar direito. Dependendo do setor em que você deseja trabalhar, alguns sites serão mais adequados que outros. Portanto, tente descobrir quais plataformas são mais adequadas para o seu perfil. Algumas exigirão mais tempo do que outras: cabe a você escolher aquelas nos quais você pode estar totalmente ativo.

  1. Seja diferente e único

Hoje, é possível ser criativo e distribuir conteúdo rapidamente, utilizando blogs, audiovisual, currículos online e outros sites pessoais. Por exemplo, criar um vídeo sobre você, publicá-lo no YouTube (através de sua conta pessoal) e compartilhá-lo nas redes sociais onde você está presente demonstrará autonomia, domínio de ferramentas e interesse em assumir novos desafios.

  1. Destaque seus pontos fortes

Para se destacar nas redes sociais e atrair o interesse dos empregadores, preste atenção especial ao conteúdo que você publica. Procure um estilo de escrita agradável e dinâmico. Sua apresentação e seu currículo devem destacar suas habilidades e suas principais qualidades. Seu perfil é uma verdadeira vitrine virtual: cabe a você organizá-lo para trazer o melhor dele. A foto do perfil também deve receber atenção especial. Aposte na sobriedade ao escolher um visual que reflita sua seriedade, seu dinamismo e sua simpatia.

  1. Construa sua rede

Estar presente nas redes sociais profissionais pode ser uma coisa boa, mas você ainda precisa ser ativo o suficiente. Primeiro, sinta-se à vontade para adicionar pessoas que você conhece. Algumas plataformas criam grupos temáticos e áreas de discussão. Não hesite em participar, ou mesmo em contactar profissionais que possam ajudá-lo. No entanto, tenha cuidado: é melhor criar uma rede eficaz do que multiplicar relações que não têm ligação com o seu setor de atividade. 

  1. Publique conteúdo relevante

Para mostrar seu envolvimento e aumentar sua visibilidade, não hesite em publicar conteúdo interessante. Em alguns casos, por exemplo, pode ser útil escrever artigos sobre temas relacionados ao seu setor. Regularmente, faça algumas pesquisas para mantê-lo informado, até mesmo para compartilhar o que lhe parece coerente. Você vai afirmar o seu dinamismo. 

  1. Gerencie sua identidade digital

Uma das coisas mais importantes a se fazer na Internet é controlar bem a sua imagem. Qualquer coisa que você postar em seu nome permanecerá acessível na Web. Hoje, os empregadores não hesitam em obter informações nas redes sociais. Reserve um tempo para pensar em cada vez que você deseja colocar conteúdo online e verifique regularmente seus diferentes perfis. Com algumas precauções, você parecerá o candidato ideal!

*

Pronto, agora você sabe como usar as redes sociais para conseguir um emprego! Neste artigo, você também entendeu que o recrutamento online é um fenômeno cada vez mais difundido e que os potenciais empregadores utilizam plataformas como LinkedIn e Facebook como meio de investigação para avaliar o candidato em termos de personalidade e interesses. 

Usar as redes sociais para sua busca de emprego levará tempo e dedicação, pois ser ativo também significa encorajar interações que podem expandir seu network. Portanto, procure participar de fóruns de discussão, comentar, responder aos outros usuários. 

As relações que serão construídas através das redes sociais podem, então, levar a encontros mais formais, na vida “real”. É importante não negligenciar essa possibilidade. É assim que você fará das redes sociais verdadeiros portais capazes de levá-lo ao emprego dos seus sonhos.

Gostou das nossas dicas sobre como usar as redes sociais para conseguir um emprego? Aqui no blog da Talentbrand você se mantém atualizado sobre as tendências do mercado de trabalho e aumenta suas chances de contratação. Acompanhe nossas publicações!

Teste grátis por 7 dias o nosso software de Recrutamento e Seleção
ícone instagramícone facebook
ícone linkedinícone twitter
Amanda Müller
Apaixonada por Inteligência e Tecnologia no setor de Recursos Humanos. Estou sempre disposta a conversar e trocar insights :) Precisa de ajuda para contratar? Converse comigo!