Infelizmente, o mundo dos processos seletivos é um pouco cruel com pessoas tímidas. Vários profissionais de RH admitem que há uma inclinação geral para contratação de pessoas mais sociáveis, colocando os introvertidos em cheque: como lidar com a timidez nessas horas?
Antes de mais nada, gostaríamos de tranquilizá-los dizendo que existem vantagens profissionais em ser introvertido. Há tipos de empregos, inclusive, nos quais os contratantes os preferem! Geralmente, as pessoas tímidas são conhecidas pela sua criatividade e perfeccionismo, sendo ideais para trabalhos de escrita - como copywriter - e artísticos - como editor de vídeos.
Você pode se perguntar: “legal, mas e se minha empresa ou vaga desejada não procura por isso?”, e é aí que entra uma características geral na qual você pode se apoiar: pessoas tímidas correm menor risco de se passarem por arrogantes. A dificuldade em falar sobre seus feitos faz com que você fale só o importante e de forma bem embasada.
Apesar disso, seria desonesto dizermos que essa qualidade é tão comumente valorizada quanto a de se portar de forma mais espontânea e descontraída, característica dos extrovertidos. Muitas vezes os quietinhos são subestimados e levantam certa desconfiança em entrevistadores, principalmente nos que começaram faz pouco tempo.
Normalmente, um dos maiores receios de recrutadores em relação aos introvertidos é deles não serem capazes de engajar com o time ou de não serem pessoas de fácil convivência. Atualmente, uma boa capacidade interpessoal é vista como um grande diferencial nas empresas.
Mas lembre-se, também, que se você não conseguir falar sobre as suas competências e talentos, é impossível os adivinharem! Pense que as entrevistas funcionam, de certa forma, como uma checagem e desenvolvimento mais detalhado do que está em seu currículo.
Vamos ilustrar esse conceito para ficar mais claro. Imagine que você entrou numa loja procurando por um celular novo. Hoje em dia as possibilidades são quase infinitas: diversas cores, estilos, marcas, configurações, recursos, etc. Você pode até ter uma ideia bruta do que você quer, mas ainda assim fica difícil escolher.
É nessa hora que um vendedor te abordará. Se ele for um bom vendedor, muito provavelmente vai conseguir te convencer que um certo produto era exatamente o que você estava querendo, você apenas não sabia disso.
Em contrapartida, pense em um vendedor que não soubesse falar sobre celulares, que não soubesse seus diferenciais, nem passasse segurança no que diz. Provavelmente você estaria muito mais relutante em comprar esse produto, por mais que ele fosse ótimo.
Agora que ficou mais claro o porquê é tão importante saber se comunicar bem numa entrevista, vamos ajudá-lo com 5 dicas práticas de como vencer a timidez e conseguir finalmente sua tão esperada vaga dos sonhos.
Provavelmente essa é a dica mais importante de todas. Introvertidos se sentem extremamente ansiosos e desgastados ao falarem com pessoas que não conhecem e evitam ao máximo serem o centro das atenções. Além disso, devemos lembrar que há um nervosismo natural nas entrevistas.
Com isso, é fácil uma pessoa tímida acabar se perdendo na hora de formular uma resposta, principalmente à uma pergunta que julga invasiva. Então, a forma mais fácil de se sentir confiante é pensar com antecedência em pontos importantes!
Além de formular um pequeno texto-base da sua trajetória profissional e da suas hard e soft skills, vale pesquisar as perguntas que mais frequentemente aparecem em processos seletivos e elaborar uma pequena resposta para elas. Apenas cuidado para não soar muito “decorado”!
Por fim, é recomendável pesquisar sobre a empresa que está oferecendo a vaga: é muito importante planejar seu trajeto até ela com antecedência e, também, saber elementos como sua cultura organizacional, seus principais parceiros, serviços oferecidos e até seus concorrentes.
Ao contrário de uma crença popular, nenhum extrovertido nasce com uma habilidade mágica de saber exatamente o que falar e como falar numa entrevista de emprego. Seu desempenho será fortemente ditado pelo quanto você “ensaiar” o que você deve e gostaria de falar.
Um ótimo jeito de fazer isso é elaborar uma entrevista de mentirinha com alguma pessoa próxima a você. Ou, uma alternativa ainda mais prática, é você gravar a si mesmo falando seus textos e analisar o quão natural está soando.
Esse item pode soar um tanto “impossível” e pouco prático para determinar como vencer a timidez, mas, acredite, fazer alguma atividade relaxante antes da entrevista vai melhorar muito seu desempenho!
A maioria dos problemas que os introvertidos encontram na hora das entrevistas derivam de seu nervosismo. Escutar sua banda favorita, ver um filme de comédia ou sair para uma caminhada podem desviar momentaneamente sua atenção das questões que te deixam ansioso.
Complementar à dica anterior, nós o aconselhamos a se imaginar sendo bem sucedido na sua entrevista! Ande pela empresa como se já fizesse parte dela. Mentalizar que tudo dará certo te acalmará e te dará o pontapé necessário para se sentir mais confiante e arrasar na sua entrevista.
Dizem que a primeira impressão que você cria de alguém é formada em apenas 60 segundos. Apesar de ter tamanho impacto, a linguagem corporal continua a ser o fator mais negligenciado pela maioria dos entrevistados.
Com isso, não queremos dizer apenas a forma que você se veste, no balançar das pernas e tremer das mãos. Mas, em coisas com tanta ou até maior importância, como estabelecer contato visual, ter uma boa postura e ser expressivo - sem exageros, claro - com seus gestos durante a fala.
Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a entender como vencer a timidez de uma vez por todas! 🙂