O departamento pessoal é um dos setores mais importantes de uma empresa. Afinal, são as pessoas que movem o seu negócio. De nada adianta ter um produto incrível ou oferecer um serviço único se você não tiver como ofertar um bom atendimento, por exemplo. Então, é fundamental ter um DP estratégico e que esteja alinhado ao planejamento e aos objetivos da marca.
Isso passa necessariamente por automatizar processos. Com toda tecnologia disponível hoje, não é possível continuar fazendo o controle de questões tão importantes por meio de planilhas do Excel.
Neste artigo, vamos falar sobre a importância de investir em automação no setor e nas rotinas de RH e apresentar 4 dicas para ter um DP estratégico na sua empresa. Ficou curioso? Continue acompanhando!
Hoje o departamento pessoal não pode ser mais um fazedor de tarefas. Se a rotina desse setor é estritamente operacional, algo está muito errado. Então, pare tudo que você está fazendo e entenda por que e como mudar isso.
A automatização de processos é muito importante e eleva o seu setor de RH para outro patamar, transformando-o em um DP estratégico. Confira abaixo duas vantagens.
Quando você contrata um software de automação de RH, por exemplo, ele coleta e integra todos os dados automaticamente. Os mais modernos disponibilizam esses dados na nuvem, podendo ser acessados ao mesmo tempo por toda a equipe do setor. Então, é muito mais fácil gerar relatórios de desempenho dos seus colaboradores.
Com isso, você consegue utilizá-los de forma estratégica. É possível analisar quanto um colaborador custa e quando ele rende, quem é mais produtivo e até mesmo avaliar se as pessoas estão alocadas nas funções corretas.
Softwares que automatizam o trabalho não significam que as máquinas roubarão o trabalho das pessoas. Pelo contrário, elas transformarão o mesmo. Transformar o RH é preciso. Nesse contexto, haverá uma passagem do operacional para o analítico, e os profissionais poderão não só produzir mais, mas também com melhor qualidade.
As atividades que podem ser desenvolvidas nesse tempo trazem muito mais benefício para a empresa, já que são mais estratégicas. Os colaboradores também vão ficar mais satisfeitos, já que irão sentir o seu potencial bem aproveitado.
Agora que você já entendeu a importância da automação, chegou o momento de saber de que forma implementá-la na sua empresa, conquistando finalmente um RH estratégico. Confira 4 dicas para chegar lá!
O primeiro passo é mapear os processos, para depois padronizá-los. Você precisa listar tudo que é feito e criar protocolos para a realização dessas tarefas. Comece por aquilo que é mais importante!
Assim, você não fica dependente de algumas pessoas. Se alguém ficar doente ou sair da empresa, o processo não fica prejudicado, já que está todo documentado e padronizado. Portanto, é só executar!
Com mais tecnologia, é possível que o setor de recursos humanos da sua empresa seja muito mais estratégico. Com o tempo economizado, seus colaboradores podem ser mais produtivos e realizar tarefas mais complexas.
Além disso, com as ferramentas certas, os relatórios são mais completos e fornecem informações que podem ser utilizadas estrategicamente. A partir dos dados coletados, é possível criar programas para motivar os seus colaboradores, modificar a cultura da empresa e até mesmo fazer avaliações mais completas de desempenho.
Portanto, não tenha medo da tecnologia. Compreenda-a como uma aliada na transformação do seu DP.
Se existem tarefas que precisam ser realizadas para ter um DP estratégico, é fundamental que todo o processo esteja alinhado ao planejamento e aos objetivos da organização. Depois disso, fica fácil definir um cronograma de implementação e começar a colocar tudo em prática.
Para isso, comece pelas tarefas mais básicas, como o mapeamento de processos, e busque envolver todos os colaboradores que atuam nesse setor, estejam eles ocupando posições de liderança ou não. É fundamental que todos se sintam parte do processo.
Os softwares de automação existem para facilitar o trabalho dos colaboradores. Para que se possa extrair o máximo deles, é necessário ter colaboradores eficientes: que saibam operá-los, que conheçam todas as funções e que tenham muito boa vontade. Então, é preciso oferecer treinamentos práticos e que ensinem a lidar com os programas, mas também os mais comportamentos
.
É necessário destacar que a tecnologia faz parte da cultura da empresa, mas que as pessoas são mais importantes. Os seus colaboradores não podem ter medo de perder o emprego para as máquinas: eles precisam compreender ser a tecnologia apenas uma aliada que visa facilitar o trabalho. Afinal, eles estarão operando os softwares. Uma equipe mal treinada pode colocar tudo a perder!
Ainda tem dúvidas sobre como implementar essas mudanças na prática? Então você precisa saber qual ferramenta é necessária para iniciar esse processo. Além das pessoas bem treinadas, esse detalhe fará toda a diferença nos seus resultados. Confira!
Um bom software de departamento pessoal e recursos humanos vai fazer quase todo o trabalho por você. Com ele você consegue fazer a gestão dos processos do setor de forma mais simples, reduzindo passivos trabalhistas, economizando tempo da sua equipe administrativa e engajando os seus colaboradores.
O Convenia é uma excelente solução, que se destaca frente à concorrência por ser um sistema simples, moderno e integrado. É muito melhor ter todas as soluções em um só lugar do que ter que contratar vários programas para executar tarefas específicas.
Agora que você já sabe a importância de automatizar a sua operação para ter um DP estratégico, basta se organizar, incorporar essas transformações na cultura e no planejamento da empresa e começar a colocar em prática as dicas que ensinamos para você neste artigo. Os resultados não vão demorar para aparecer, acredite!
Gostou de saber mais sobre tecnologia em recursos humanos e DP estratégico? Curta nossa página no Facebook e acompanhe todas as novidades sobre o assunto em primeira mão!