A job description tem passado por diversas reformulações e tem ganho cada vez mais importância na hora de atrair um talento em potencial - e não é pra menos. É nesse documento em que estão descritas todas as expectativas que a empresa tem perante um colaborador, e é como será definido se o talento é capaz de entregar e alcançar tudo que a job description contém.
Por isso, nesse artigo listamos um passo a passo para você arrebentar na elaboração das job descriptions da sua empresa.
O primeiro passo fundamental para uma job description matadora é definir um título que mostre com clareza a posição que será ocupada, deixando explícita a relação dela com outras posições em relação à hierarquia e mostrando que há um plano de carreira por trás do cargo. Além disso, é importante fazer o uso de palavras chaves que façam com que os candidatos encontrem a vaga disponível com facilidade.
O segundo passo é construir uma lista de funções que o talento precisará executar em sua posição. Essa lista deve ser baseada em resultados, descrevendo ações do talento no cargo, e os respectivos propósitos dessas ações, da forma mais transparente possível.É importante evitar incluir muitas funções, afinal a job description é um convite ao talento, não um relatório operacional. Para um cargo mais complexo, uma lista com aproximadamente 15 funções é mais que o suficiente (e - de preferência que seja menos).
Antes de descrever, é importante definir o que são soft e hard skills.Hard skills são as habilidades técnicas necessárias para o talento desempenhar a função, por exemplo, uma especialização em SEO para uma vaga de Marketing.Soft skills são habilidades intangíveis comportamentais, muitas vezes imperceptíveis numa primeira conversa, como, por exemplo, nível de engajamento, atração por desafios e potencial de liderança.Agora que já temos os conceitos definidos, é hora de mapear todas hard e soft skills que a posição em questão exige. É importante que elas sejam listadas separadamente, afinal, hard skills são facilmente percebidas pelo currículo e experiências prévias, enquanto as soft skills muitas vezes precisarão ser sentidas e medidas e desenvolvidas durante o dia a dia após a contratação.
No quarto passo será fundamental definir todos os benefícios que o talento terá - e é importante dizer ainda não estamos falando de dinheiro.Você precisa demonstrar que ele será valorizado muito além do salário, e dar a ele steps planejados de desenvolvimento pessoal, como plano de carreira, treinamentos e incentivos educacionais por exemplo. Ajude-o a crescer e a empresa crescerá junto.
Nesse último passo deve-se focar no "fechamento com chave de ouro", onde você de fato vai monetizar o potencial desse talento, através da remuneração e benefícios em geral.Se você está em dúvida se deve divulgar o salário embutido na job description, veja bem. Tudo vai depender do momento que o candidato está no processo seletivo.Se a job description for enviada após a seleção final do candidato, e depende apenas da aprovação deste perante a proposta, o mais correto é consolidar todos os valores acordados.Agora, caso seja uma job description para divulgação aberta ou para o início do processo seletivo, uma média salarial, com faixa definida, fará com que o candidato racionalize a decisão e defina se está apto a se aplicar no processo seletivo.
Seguindo esse passo a passo, você verá como seus candidatos se posicionarão muito além do salário ou benefícios. Deixe claro os desafios que eles enfrentarão, coloque funções e tarefas que de fato os candidatos executarão no dia a dia para garantir que não hajam frustrações.Não se esqueça, a job description é uma proposta de trabalho e deve ser discutida em conjunto com o objetivo do gestor da área responsável pela vaga, fazendo com que suas diretrizes sejam usadas para metrificar o desempenho e de fato execução de tudo que foi acordado.Se você ainda tem alguma dúvida de como fazer uma job description de sucesso, saiba que aqui na TalentBrand temos especialistas em recrutamento à disposição para bater um papo sobre o assunto :)