Sempre falamos por aqui da importância das empresas se manterem atualizadas e atentas às novas tecnologias que surgem a uma alta velocidade e a Martech é uma delas. Totalmente ligado ao setor de marketing das empresas, a Martech, em conjunto com a Adtech, surge para ser uma auxiliar do marketing digital e seus objetivos.Sejamos honestos, talvez você nunca tenha ouvido falar em Martech ou Adtech, mas não se preocupe, exatamente por se tratar de conceitos novos é que a dúvida em torno de suas funcionalidades é comum e é por isso que estamos aqui.Neste artigo explicaremos o conceito de Martech e ainda falaremos sobre a características essenciais de profissionais que possam assumir a responsabilidade de tocar as importantes tarefas envoltas à Martech. Acompanhe!
Antes de explicar exclusivamente a Martech, vale ressaltar que ela, em conjunto à Adtech, são consideradas tecnologias que são usadas paralelamente com o foco em aumentar o número de clientes da empresa, além de dar foco à marca como um todo.Dito isso, fizemos um artigo onde explicamos exclusivamente a Adtech e suas especificidades. Sendo assim, aqui daremos foco a Martech, que está 100% ligada ao marketing digital e seus objetivos como o relacionamento com novos leads através de estratégias e práticas do marketing de conteúdo. Entretanto, ela também é ligada à TI e, sendo assim, a maneira como auxilia o marketing digital é através de novas tecnologias que visam uma melhor consolidação de dados, o monitoramento do comportamento dos leads e até mesmo através de projeções mais assertivas.
Contar com um profissional Martech garante a empresa melhores resultados de maneira mais eficiente, inclusive no que diz respeito a otimização de recursos. Sendo assim, as empresas precisam se atentar e encontrar colaboradores que possam exercer tarefas ligadas à duas áreas distintas (Marketing e TI) e, portanto, deve contar com conhecimentos de ambas as áreas.Tendo isso em mente, o empresário deve procurar nos candidatos expertises ligadas à gerenciamento de dados através do uso de tecnologias como o BI, à programação (ainda que mais básica), à inteligência de mercado (para criar ofertas assertivas), à ações lógicas e humanas, dentre outras.Além disso, não podemos deixar de frisar que o profissional Martech deve possuir conhecimento aprofundado do marketing digital, suas especificidades, suas ferramentas básicas e conceitos gerais.O profissional Martech, exatamente pela gama de conhecimentos, pode ser considerado um talento (no que diz respeito às suas tarefas e não às suas características pessoais) e, por isso, é de difícil recrutamento. Felizmente, em nossa plataforma contamos com uma série de candidatos aptos à preencher vagas tão específicas quanto às ligadas ao Martech. Fale conosco e saiba mais.