RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Marketing e Vendas: como conseguir os melhores profissionais?

Amanda Müller
HR Intelligence
ícone linkedinícone facebook
ícone instagram

Quando estamos montando um grupo, uma equipe ou até mesmo um time, a coisa mais óbvia a se pensar é que esperamos formar o melhor com o material que possamos coletar, seja num jogo de videogame ou num negócio, como uma equipe de marketing e vendas. A coisa se torna ainda mais séria quando se trata da vida real, e as escolhas erradas podem ser catastróficas quando você escolhe os profissionais de vendas que não se encaixam no perfil que você espera para o seu negócio.

Hoje o mundo está bem diferente do que já foi. Se antes o esperado era algum tipo de “humano mecanizado”, agora, as emoções e as atitudes empáticas são respeitadas e vistas com bons olhos, respectivamente, e praticar isso no dia a dia corporativo é recompensador. Pessoas estão em primeiro lugar e saber o que motiva esses novos profissionais que partilham desse tipo de pensamento é essencial. Por isso, coletamos alguns itens que mostram como a atitude correta atrai as pessoas certas – e as mantém ao seu lado no ambiente corporativo.

"Bem-vindo ao jogo das escolhas, afinal é você quem faz suas escolhas, mas no final, são suas escolhas que fazem você."

Vivemos na era da informação, onde novos truques aparecem na nossa frente todos os dias. Informações nos bombardeiam incansavelmente, e o que era a nova tendência ontem, hoje já se tornou obsoleto. Novas tecnologias e ferramentas aparecem a todo o momento. Um profissional de marketing e vendas de sucesso vê essa situação como uma série de oportunidades para crescer ainda mais junto com o negócio. Um bom profissional sempre vai optar pelo que é desconhecido, pois ele sabe que aprender coisas novas é fundamental. Ele sabe que manter as atenções nos mesmos processos e operações significa perder muitas oportunidades.

"É o grau de comprometimento que determina o sucesso de uma causa, não o número de seguidores."

A velha máxima: “o que importa não é a quantidade, mas a qualidade” nunca soou tão real.  Em vez de priorizar um número alto de integrantes para o seu time, dê prioridade a recrutar profissionais de marketing que se comprometam com as tarefas que lhe são dadas, e mais do que isso, tenham um senso de responsabilidade. Alguém que carregue essa característica será capaz de influenciar positivamente o ambiente que está inserido, e consequentemente isso irá se estender aos seus colegas de serviço. Pessoas que assumem a tarefa de acompanhar determinado processo e que se interessam por ele do início ao fim é um diferencial que tem se tornado cada vez mais difícil de encontrar em profissionais atualmente, o que faz dessa portanto uma qualidade valiosíssima hoje em dia.

"Saber ouvir quase que é responder"

Ninguém gosta de quem só sabe falar e não deixa os outros terem sua vez. O ato de se comunicar com outras pessoas é um talento que tem se perdido com o tempo. O ato de ouvir então é praticamente um dom. Uma pessoa capaz de extrair informações relevantes de uma boa conversa, sendo capaz disso apenas prestando atenção no que lhe é falado, tem uma arma secreta que, sabendo usá-la, tem todas as respostas para seu plano de negócio.

"Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele."

Como dissemos no começo do texto, emoções e atitudes empáticas são respeitadas e vistas com bons olhos. Se agora estamos na era da informação, agora mais do que nunca também estamos na era do envolvimento. Sensibilidade e interesse em auxiliar os outros em seus desafios (seja um cliente ou um colega de trabalho) são gestos que fazem a diferença no meio corporativo. É o que fará a diferença para o cliente quando ele decidir fechar negócio ou não com a sua empresa. Trabalhar em sinergia com os demais membros do grupo faz com que tudo flua de forma bem mais fácil.

"Um líder é um vendedor de esperança."

Em essência, se você quer ter um time motivado e eficiente, a sua liderança pode ser o melhor exemplo para atrair talentos para o seu time. Lembre-se de que por mais talentoso que possa ser o profissional, de nada adiantará se ele tiver um líder despreparado para a função, e que você não é capaz de tirar e desenvolver os talentos individuais de cada membro da equipe.

E então, o que achou do texto? Ficou com dúvida em algum ponto? Escreva a sua opinião nos comentários! Gostaria de obter auxílio para saber como recrutar profissionais fantásticos para o seu time? Entre em contato conosco!

Quando estamos montando um grupo, uma equipe ou até mesmo um time, a coisa mais óbvia a se pensar é que esperamos formar o melhor com o material que possamos coletar, seja num jogo de videogame ou num negócio, como uma equipe de vendas. A coisa se torna ainda mais séria quando se trata da vida real, e as escolhas erradas podem ser catastróficas quando você escolhe os profissionais de vendas que não se encaixam no perfil que você espera para o seu negócio.

Hoje o mundo está bem diferente do que já foi. Se antes o esperado era algum tipo de “humano mecanizado”, agora, as emoções e as atitudes empáticas são respeitadas e vistas com bons olhos, respectivamente, e praticar isso no dia a dia corporativo é recompensador. Pessoas estão em primeiro lugar e saber o que motiva esses novos profissionais que partilham desse tipo de pensamento é essencial. Por isso, coletamos alguns itens que mostram como a atitude correta atrai as pessoas certas – e as mantém ao seu lado no ambiente corporativo.

"Bem-vindo ao jogo das escolhas, afinal é você quem faz suas escolhas, mas no final, são suas escolhas que fazem você."

Vivemos na era da informação, onde novos truques aparecem na nossa frente todos os dias. Informações nos bombardeiam incansavelmente, e o que era a nova tendência ontem, hoje já se tornou obsoleto. Novas tecnologias e ferramentas aparecem a todo o momento. Um profissional de marketing e vendas de sucesso vê essa situação como uma série de oportunidades para crescer ainda mais junto com o negócio. Um bom profissional sempre vai optar pelo que é desconhecido, pois ele sabe que aprender coisas novas é fundamental. Ele sabe que manter as atenções nos mesmos processos e operações significa perder muitas oportunidades.

"É o grau de comprometimento que determina o sucesso de uma causa, não o número de seguidores."

A velha máxima: “o que importa não é a quantidade, mas a qualidade” nunca soou tão real.  Em vez de priorizar um número alto de integrantes para o seu time, dê prioridade a recrutar profissionais de marketing que se comprometam com as tarefas que lhe são dadas, e mais do que isso, tenham um senso de responsabilidade. Alguém que carregue essa característica será capaz de influenciar positivamente o ambiente que está inserido, e consequentemente isso irá se estender aos seus colegas de serviço. Pessoas que assumem a tarefa de acompanhar determinado processo e que se interessam por ele do início ao fim é um diferencial que tem se tornado cada vez mais difícil de encontrar em profissionais atualmente, o que faz dessa portanto uma qualidade valiosíssima hoje em dia.

"Saber ouvir quase que é responder"

Ninguém gosta de quem só sabe falar e não deixa os outros terem sua vez. O ato de se comunicar com outras pessoas é um talento que tem se perdido com o tempo. O ato de ouvir então é praticamente um dom. Uma pessoa capaz de extrair informações relevantes de uma boa conversa, sendo capaz disso apenas prestando atenção no que lhe é falado, tem uma arma secreta que, sabendo usá-la, tem todas as respostas para seu plano de negócio.

"Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele."

Como dissemos no começo do texto, emoções e atitudes empáticas são respeitadas e vistas com bons olhos. Se agora estamos na era da informação, agora mais do que nunca também estamos na era do envolvimento. Sensibilidade e interesse em auxiliar os outros em seus desafios (seja um cliente ou um colega de trabalho) são gestos que fazem a diferença no meio corporativo. É o que fará a diferença para o cliente quando ele decidir fechar negócio ou não com a sua empresa. Trabalhar em sinergia com os demais membros do grupo faz com que tudo flua de forma bem mais fácil.

Time de marketing e vendas:  
"Um líder é um vendedor de esperança."

Em essência, se você quer ter um time motivado e eficiente, a sua liderança pode ser o melhor exemplo para atrair talentos para o seu time. Lembre-se de que por mais talentoso que possa ser o profissional de marketing e vendas, de nada adiantará se ele tiver um líder despreparado para a função, e que você não é capaz de tirar e desenvolver os talentos individuais de cada membro da equipe.

E então, o que achou do texto? Ficou com dúvida em algum ponto? Escreva a sua opinião nos comentários! Gostaria de obter auxílio para saber como recrutar profissionais fantásticos para o seu time? Entre em contato conosco!

Teste grátis por 7 dias o nosso software de Recrutamento e Seleção
ícone instagramícone facebook
ícone linkedinícone twitter
Amanda Müller
Apaixonada por Inteligência e Tecnologia no setor de Recursos Humanos. Estou sempre disposta a conversar e trocar insights :) Precisa de ajuda para contratar? Converse comigo!