Procurar formas de impressionar o entrevistador e atender suas expectativas é uma tarefa que todo profissional passa ao longo da sua procura por um emprego e, exatamente por isso, se preparar para uma prova técnica é essencial.
Cada passagem de etapa em um processo seletivo é uma vitória e uma superação para toda pessoa e é preciso pensar em como se destacar dos demais para se garantir nas próximas etapas. E aí que surge a necessidade de se preparar para provas técnicas.
Vale explicar, de maneira bem sucinta, que a prova técnica nada mais é que uma etapa da entrevista onde são avaliados os requisitos e conhecimentos técnicos necessários para o preenchimento da vaga em questão.
Para auxiliar na preparação da prova técnica listamos uma série de dicas que te ajudarão a fazer uma prova sem medo de errar:
Atualmente é comum pessoas ficarem longe da sua área de atuação por diversos motivos, se esse é o seu caso, estude e pesquise. Veja o que há de novo e de interessante que possa acrescentar ou ajudar na prova. Conversar com pessoas que atuam no cargo pretendido também pode ser uma saída.
Saber a forma de trabalhar, a missão e objetivo de cada corporação é fundamental para poder argumentar e alinhar suas características com as da companhia. Impressionar, neste caso, é mostrar que sabe informações que nem todos os outros candidatos sabem, o que, ainda que não seja técnico, pode te ajuda a evidenciar que está preparado para a vaga.
Não basta saber detalhes técnicos se você não sabe passar esse conhecimento para o papel. Numa prova técnica, um dos quesitos levados em questão é a linguagem escrita, a forma de como você pode passar suas ideias para que todos entendam.
Muitas empresas não querem funcionários que só saibam realizar suas próprias atividades empresariais ao longo do dia. Por isso, muitos processos seletivos utilizam informações atuais e do mundo para testar se o candidato está realmente antenado no que acontece. Em geral, isso tende a mostrar que o candidato está de olho em tudo que acontece e pode, inclusive, aplicar novas tendências ao seu trabalho.
Caso não entenda uma questão, não tenha medo de perguntar ao recrutador. É mais importante entender a questão do que criar dados ou mentir durante uma prova técnica. Seja leal e sincero no que você sabe, somente assim, a empresa pode avaliar o todo e buscar uma bom espaço dentro da instituição, e você pode encontrar uma vaga que realmente atenda seus conhecimentos técnicos.
Em linhas gerais, não tem como saber o que vai cair em uma prova técnica, entretanto, estar focado, administrar bem o tempo de resposta, estar atualizado e ter calma ajudarão neste processo. Além disso, contar com a ajuda de profissionais como a Talentbrand também pode ser uma ótima saída. 😉