Que gestão e recrutamento estão totalmente ligados todo mundo sabe. Afinal, na hora de contratar um profissional de qualidade, o olhar do gestor nas faz a toda diferença. Mas qual o papel redes sociais no recrutamento?
No cenário atual, as redes sociais simplesmente têm tudo a ver. Está tudo ligado! Foi-se a época em que Facebook e Instagram serviam somente para postagens pessoais. A adesão das empresas ao marketing digital fez com que o alcance ao cliente e a futuros funcionários aumentasse significativamente.
Essa abrangência deve-se ao fato de que a maior parte das pessoas tem um perfil em alguma rede social.
Sendo assim, além do alcance ser em grande escala, é possível conhecer o perfil dos possíveis candidatos bem de perto. E, então, decidir, previamente, quais atendem ou não aos requisitos de uma vaga.
O Instagram e o Facebook hoje têm sido muito utilizados nesse sentido. Empresas que possuem um perfil nessas redes sociais podem acompanhar de perto as preferências, gostos e comportamentos de seus seguidores... Bem como criar grupos de relacionamento, aumentando o alcance da comunicação.
E para que a publicação de vaga nas mídias sociais seja eficaz, é necessário fazer uso de técnicas de marketing. O conteúdo precisa ser significativo, descontraído e atraente.
O que não chama a atenção no primeiro contato, dificilmente terá um engajamento alto posteriormente. Suponhamos que uma startup de tecnologia e inovação queria contratar um profissional de designer gráfico com experiência em UX.
E levando em consideração que o perfil desejado pelo gestor da empresa seja um jovem competente, determinado e que seja conectado às novidades e tendências do mercado. Como chamar a atenção desse profissional?
Uma dica é apostar em publicações descontraídas, que mostre mais o estilo da empresa e o que esperar do candidato. Aposte no visual e no texto, pois faz muita diferença.
DICA: Se for o caso, busque um equilíbrio entre seriedade e descontração para atingir o perfil ideal em cheio!
Após prender a atenção, é necessária aquela legenda que segurará de vez o leitor. Como saber o que escrever? Tudo tem a ver com senso e equilíbrio! Se a intenção for buscar jovens talentos, opte por uma escrita mais descontraída, uma boa pedida é utilizar a cultura pop.
Caso a sua empresa tenham um perfil mais formal, deixe isso bem claro na descrição da vaga, pois isso servirá de filtro para os próprios candidatos na hora de se candidatar a oportunidade.
Na hora de usar as redes sociais no recrutamento, as mais badaladas e que tem um alcance significativo, o Instagram e o Facebook estão no topo. Estando por dentro do que publicar e como publicar, é hora de abusar dos recursos que as próprias redes oferecem.
Ao publicar uma vaga de maneira atraente e utilizando as ferramentas corretas, sua empresa consequentemente estará se promovendo no mercado. No Instagram, com um perfil comercial, é possível acompanhar de perto o desempenho da sua marca na mídia social.
O Instagram permite que sua empresa impulsione as publicações e as direcione para um público alvo específico, e ainda que você compartilhe vídeos curtos na timeline e no history. Além disso, ele permite a construção de comunidades por meio das hashtags.
Já o Facebook, permite que um alto alcance na hora de divulgar uma oportunidade profissional, isso reflete em um reconhecimento da empresa como um todo também!
Ele permite que você crie anúncios e defina previamente qual é o intuito da publicação e com isso conseguir:
Fazendo do jeito certo, sem poluir a timeline dos seus seguidores, sua empresa consegue a atenção necessária no momento de divulgar uma oportunidade de emprego. Ao publicar uma vaga, não limite sua intenção a apenas encontrar um talento, pense também nos benefícios quanto a propaganda indireta que sua empresa estará promovendo.
Outro ponto interessante em ter um perfil ativo é a interação com os usuários. Com isso é possível usar esses ambientes virtuais como filtro, ao acompanhar o perfil de quem pretende contratar. Se o perfil desejado nada condizer com o que sua empresa busca, evita-se perda de tempo com entrevistas desnecessárias.
Outra rede social que não poderia ficar de fora é o Linkedin, que tem como finalidade exatamente isso: aperfeiçoar os processos de divulgação e melhorar o relacionamento entre recrutadores e candidatos, por meio da rede de contatos. Nesse ambiente é possível filtrar o perfil de talento desejado.
Considerado uma das melhores fontes para se encontrar profissionais de qualidade, o Linkedin é utilizado por pessoas de praticamente todas as áreas profissionais. Para um recrutamento eficaz, o responsável pela gestão de pessoas de uma empresa pode utilizar alguns recursos que essa rede social oferece:
Se ele for um profissional que preencha os requisitos da um cargo, de forma honesta, pode-se fazer uma oferta e conquistar um talento diferencial.
Contudo, vale ressaltar também que no mercado instituições especialistas em conectar empresas a profissionais de excelência, por meio da busca do perfil ideal para uma vaga. Essas empresas atuam de acordo com a necessidade do mercado e contam com equipes peritas no assunto de seleção.
Logo, contar com esse serviço faz com que sua empresa reduza custos com contratações erradas e despesas desnecessárias.
Usar uma rede social com objetivo de recrutar um talento é eficaz se as técnicas de atração forem eficazes. Vale salientar a Agência GRUP, empresa de marketing digital com foco em resultados pode ajudar você e sua empresa a ganhar notoriedade e gerar mais vendas, utilizando estratégias de acordo com o foco e objetivo do seu negócio.
Contar com um especialista é trabalhar com profissionalismo e é o que leva uma empresa a crescer no mercado. O que sua empresa tem feito neste sentido?
Por: Nágila Gonçalves - Analista de Marketing Pleno - Agência GRUP