CULTURA E GESTÃO

Responsabilidade Social: Diversidade e Inclusão

Amanda Müller
HR Intelligence
ícone linkedinícone facebook
ícone instagram

Descubra a importância da responsabilidade social e como implementar a diversidade e inclusão na empresa

O que é responsabilidade social? E o que as empresas têm a ver com isso? 

Essas questões ligadas à cidadania precisam ser prioridades nas agendas das organizações.

Afinal, estamos diante de uma finitude de recursos naturais e co-existindo em sociedades desiguais, onde alguns indivíduos possuem vulnerabilidade social mais elevada do que outros. 

O conceito de responsabilidade social está atrelado ao posicionamento empresarial diante dessas demandas. Aqui neste conteúdo, vamos falar especificamente sobre um dos temas principais em relação a essa pauta: a diversidade e inclusão. 

Vamos falar como - e, porque - as empresas precisam ser agentes de igualdade, equidade e inclusão. E qual a participação do RH nisso. Fiquem conosco!

O RH tem papel de extrema importância na inclusão do indivíduo

As empresas precisam ter departamentos de Recursos Humanos com foco na responsabilidade social que promovam a diversidade e inclusão do indivíduo. Por que?  Para começar, os processos produtivos consomem recursos naturais e geram resíduos. 

Além disso, exploram espaços urbanos, produzem impactos para a natureza e para as pessoas. Para equilibrar o ecossistema, as organizações precisam desenhar atitudes cidadãs, com o objetivo não apenas de reverter esses dados, como também trazer benefícios para a comunidade onde atuam. 

Uma sociedade equilibrada e sustentável é economicamente mais ativa, oferecendo novas oportunidades de negócio e lucro. Por isso, uma empresa socialmente responsável precisa transpor o discurso e atingir a prática através de ações, programas, formações e incentivos às ideias que realmente possam transformar a nossa realidade vigente. Isso apenas é possível com a atuação direta do RH.

Como aumentar a diversidade na empresa?

Existe uma frase do especialista Joe Gerenstadt a qual relembra a urgência de desenhar ações corporativas, com o objetivo de acrescentar diversidade na equipe, e posteriormente, equidade e inclusão dos indivíduos. 

Ela diz: "Se você não promover a inclusão de maneira deliberada e proativa estará, mesmo que não intencionalmente, promovendo a exclusão". 

Além da questão ética e moral, um ambiente de trabalho diverso traz benefícios substanciais: redução dos conflitos, melhores resultados e ideias inovadoras. 

O reflexo disso já comprovado: estudos apontam que equipes multi plurais aumentam os lucros da empresa em até 30%. Mas como o RH pode montar times diversos? 

O primeiro passo é estruturar um processo seletivo inteligente, onde os recrutadores têm um olhar treinado para avaliar os diversos perfis. Hoje em dia, existem ATS que possuem filtros de candidatos voltados para essa finalidade. 

Além disso, contam com funcionalidades, como o Mapeamento de Fit Cultural e Avaliação Comportamental, que avaliam os candidatos mais preparados para agregarem valor à equipe. 

Visto que você tenha compreendido, agora no final do post, qual a relevância da diversidade no ambiente, vamos finalizar oferecendo um norte para começar a implementá-la na sua empresa. Já que o tema da responsabilidade social é tão importante, o que acha de iniciar estratégias nesse sentido? 

Uma boa maneira de começar é conhecendo os softwares de Recursos Humanos que possam acrescentar inteligência e inovação aos processos seletivos. A plataforma da Talentbrand é um deles.

Clique  aqui e entenda como funciona! 🙂

Teste grátis por 7 dias o nosso software de Recrutamento e Seleção
ícone instagramícone facebook
ícone linkedinícone twitter
Amanda Müller
Apaixonada por Inteligência e Tecnologia no setor de Recursos Humanos. Estou sempre disposta a conversar e trocar insights :) Precisa de ajuda para contratar? Converse comigo!