RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Recrutamento Inbound: como o marketing pode melhorar a seleção de talentos

Amanda Müller
HR Intelligence
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O que é Recrutamento Inbound? Como os métodos do marketing de atração são aplicados ao recrutamento? Descubra aqui!

O Recrutamento inbound é um dos efeitos da digitalização sobre o recrutamento e os processos de aquisição de talentos. Nas últimas décadas, com a Internet ganhando cada vez mais relevância em todos os aspectos da nossa vida, evidentemente a forma de fazer negócios se transformou. 

As relações entre consumidores e empresas, bem como entre recrutadores e candidatos, foram profundamente alteradas pela chegada de ferramentas tecnológicas inovadoras e suas diversas aplicações.

Este contexto exige o desenvolvimento de novas abordagens, mais inventivas e transversais do que as tradicionais, para atrair profissionais de alta performance. Surge, então, o Inbound Recruiting, ou Recrutamento Inbound, baseado na produção de conteúdos premium voltados à qualificação dos perfis dos candidatos.

Esse formato para angariar novos colaboradores se enquadra perfeitamente ao comportamento atual dos candidatos. Se você chegou a este texto, deve estar se perguntando qual é a conexão entre Inbound Marketing e recrutamento, certo? Então, vamos descobrir?

O que é Recrutamento Inbound?

A revolução digital teve dois efeitos principais sobre as práticas de recrutamento e seleção de candidatos: o efeito direto, decorrente da crescente conectividade à Internet e o uso das redes sociais; e o efeito induzido, provocado pela reconfiguração da relação dos candidatos com as empresas.

Calma, vamos explicar melhor. Se você já leu algum dos blogs de marketing e negócios mais populares, você deve ter se deparado com a frase "o conteúdo é rei". Essa é a ideia que norteia o Recrutamento Inbound, pois essa técnica envolve atrair o interesse de candidatos através do marketing de conteúdo.

Em outras palavras, por meio de postagens em blogs, campanhas de relações-públicas, feeds de mídia social ou digital branding, as organizações alinharam as estratégias de atração de candidatos com as práticas de Inbound Marketing.

O objetivo final do recrutamento de entrada é chamar a atenção dos melhores talentos e então perguntar como eles podem se encaixar na organização. Os candidatos em potencial corresponderão a esta expectativa, pois já conhecem tudo sobre a marca, os produtos, os serviços e a cultura organizacional por meio de sua estratégia de recrutamento inbound.

Vamos responder alguns dos principais questionamentos acerca desse tema a seguir!

  • Em que fase do processo de recrutamento o Inbound Recruiting entra em ação?

O Inbound Recruiting aparece na fase pré-ATS. Essa metodologia complementa o trabalho realizado pelos recrutadores, ajudando-os a coletar informações relevantes sobre os candidatos. Substitui-se, portanto, os métodos tradicionais de recrutamento de saída, headhunting ou indicações de funcionários.

  • Como o Inbound Recruiting difere da estratégia de comunicação da marca empregadora?

Frequentemente confundidos, o recrutamento de atração e a promoção da marca empregadora têm objetivos diferentes. O Inbound é uma estratégia de aquisição de leads (clientes, candidatos) cujo objetivo é coletar dados de contato. Não se trata apenas de conquistar notoriedade como empregador diferenciado.

  • Qual é o momento ideal para iniciar o Recrutamento Inbound?

Essa decisão deve ser contextualizada para cada empresa, portanto não existe uma única resposta a essa pergunta. Contudo, você pode considerar alguns pontos comuns que indicam que se deve investir e implementar uma estratégia de marketing de recrutamento, como: 

  1. para suportar o seu crescimento, a sua empresa tem necessidades recorrentes de determinados perfis e a equipe de recrutadores já não consegue dar conta das operações iniciais;
  2. os perfis que você procura estão em alta demanda;
  3. seus esforços de aquisição de talentos resultam em muito poucos candidatos, abaixo da expectativa de qualificação ou com baixa aderência às vagas.

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Pronto, agora você conhece o que é o Recrutamento Inbound e compreende seus principais elementos - um bom ponto de partida para considerar adotar a prática na sua empresa.

Não é necessário reforçar aqui o fato de que recrutamento é cada vez mais marketing, pois sempre foi assim. A marca empregadora e a sua capacidade de contratação a longo prazo sempre foram fatores diferenciadores, que antes chamávamos reputação!

Contudo, o recrutamento inbound vai um passo além, aproveitando o marketing de conteúdo e todas as suas técnicas para assumir que o recrutamento é um ciclo completo. O conceito principal é atrair as pessoas certas, e não procurá-las.

Simplificando, o recrutamento de entrada é o princípio pelo qual uma empresa procura que os seus candidatos potenciais a contactem natural ou espontaneamente, fornecendo-lhe informações valiosas. Para maior eficiência nesse processo, você ainda pode contar com o ATS da Talentbrand!

Por meio desta ferramenta você otimiza os resultados da sua estratégia de atração inbound. Nossa solução permite criar uma página de carreiras personalizada com conteúdos relevantes sobre sua equipe, depoimentos de colaboradores e valores da sua marca empregadora! 

E então, preparado para usar essa metodologia de recrutamento para atrair os melhores e mais talentosos profissionais? Agende uma demonstração gratuita do ATS da Talentbrand e conheça todas as funcionalidades que proporcionamos ao seu RH!

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Amanda Müller
Apaixonada por Inteligência e Tecnologia no setor de Recursos Humanos. Estou sempre disposta a conversar e trocar insights :) Precisa de ajuda para contratar? Converse comigo!