O RH 4.0 é produto das transformações desencadeadas pela 4.ª Revolução Industrial. Descubra aqui quais são as principais vantagens e desafios desse novo modelo!
O engenheiro alemão Klaus Schwab elaborou o conceito de “Revolução Industrial 4.0” ao analisar transformações desencadeadas pelas inovações digitais desde a virada do século XX.
Nessa revolução, as tecnologias digitais se tornaram mais sofisticadas e disseminadas. Isso implica na fusão dos conhecimentos e descobertas das mais diversas áreas, inclusive nos Recursos Humanos. Portanto, seja bem-vindo ao RH 4.0!
Este novo modelo de RH substitui o formato tradicional, marcado pela burocracia excessiva e rigidez. Em contraste, o RH 4.0 é dinâmico, flexível e assume um papel mais estratégico do que operacional na gestão de pessoas.
Quer entender melhor essas mudanças? Confira aqui as tendências do RH 4.0!
A 4.ª Revolução Industrial nos proporcionou inovações em comunicação, processamento de dados e automatização de processos. Com isso, o RH precisou adaptar suas práticas para atender as demandas de um mercado cada vez mais exigente.
Descubra a seguir algumas das principais influências da 4.ª Revolução Industrial nos recursos humanos.
O funcionário da era 4.0 é mais especializado e deve acompanhar de perto as novas habilidades exigidas pelo mercado. Graças à maior interação com as tecnologias de ponta, a tendência é que a jornada de trabalho possa ser reduzida, sem comprometer a produtividade e a entrega de resultados.
Acompanhando as mudanças na dinâmica do trabalho, a gestão também precisará se adaptar. Por exemplo, com a normalização do trabalho remoto, será necessário implementar o controle de produtividade de modo a garantir os resultados esperados.
O trabalho em nuvem é, provavelmente, a solução mais transformadora do RH. Isso porque facilita a comunicação e a cooperação, podendo ainda reduzir custos operacionais. O crescente investimento em inteligência artificial também implica em economia para o setor, dado que orienta e otimiza os processos.
Todas as transformações proporcionadas pela tecnologia são oportunidades de evolução para o RH. Contudo, também podem representar desafios, como veremos a seguir.
A 4.ª Revolução Industrial provocou uma transformação profunda no RH - e com isso inúmeros desafios. Isso graças ao avanço tecnológico e surgimento de diversas ferramentas digitais, como plataformas de seleção e gestão de talentos, gameficação, dentre outros. Veja alguns exemplos de desafios do RH 4.0:
Práticas obsoletas afetam diretamente a marca empregadora da empresa. Isso significa que, para atrair e reter talentos que agregaram valor ao negócio, o RH precisará propor mais do que bons planos de carreira, cargos e salários. É fundamental adotar um racional estratégico e inovador na gestão de talentos.
A obtenção de resultados da empresa relaciona-se intimamente com o processo de gerenciamento de seu capital humano. Assim, o desafio é remodelar os processos de RH, empregando softwares específicos para modernizar e automatizar as atividades. Chega de pilhas e mais pilhas de papéis!
As novas gerações valorizam muito a flexibilidade e a liberdade. Portanto, é preciso modernizar a cultura organizacional, incorporando o modelo 4.0 de trabalho. Entretanto, formatos como o home office, requerem o uso de ferramentas para monitorar os resultados para garantir o nível de produtividade.
O desenvolvimento dos líderes depende da postura do RH ao conduzir as mudanças essenciais para recrutar ou formar líderes de alto desempenho. A liderança 4.0 é disruptiva, transparente e resiliente, dentre outras características que devem ser acompanhadas pelo RH com apoio de ferramentas digitais.
A competitividade de uma empresa está relacionada à sua capacidade de absorver os padrões da Revolução Industrial 4.0. Para o RH, em específico, adotar uma postura estratégica traz diversas vantagens, como maior eficiência e assertividade do planejamento. Siga lendo para mais exemplos.
Conectividade é a palavra-chave da era 4.0 da indústria. Ao facilitar a comunicação no ambiente colaborativo, pelo uso de softwares como o Trello e o Betalabs, possibilita evitar informações conflituosas. Consequentemente, temos mais agilidade e qualidade dos processos, implicando em maior produtividade.
O RH 4.0 propõe um sistema de reconhecimento do colaborador através de benefícios flexíveis. Ou seja, o trabalhador poderá ser recompensado de acordo com suas preferências, tornando os benefícios mais adequados às suas necessidades. Isso reflete em maior motivação e engajamento dos funcionários.
As novas oportunidades oferecidas pelo recrutamento digital, permitem otimizar e ampliar a seleção de talentos. O maior alcance e sofisticação dos processos resulta em mais opções ao RH para escolher de excelência, que tenham perfil compatível com os propósitos da organização.
*
Como vimos, a 4.ª Revolução Industrial modificou profundamente as estruturas das organizações e a função do RH. Esperamos que você tenha gostado de conhecer o modelo RH 4.0 e suas vantagens, e reconhecido o quão importante é acompanhar as transformações do setor! Não fique para trás!
O que acha de contratar os melhores profissionais para a sua empresa? Acrescente inteligência e inovação dos processos seletivos com softwares e ferramentas tecnológicas! Uma delas é a plataforma da Talentbrand.